quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOTÍCIA RUIM É QUE VENDE

Esse artigo foi publicado no semanário Monlevadense e no Blog Rapadura no dia 29 de janeiro do corrente ano. Não precisamos dizer mais nada." NOTÍCIA RUIM SÓ SE FOR DOS OUTROS - Se o jornal publicar como manchete que acabou o desemprego em João Monlevade é bem possível que os exemplares encalhem nas bancas e postos de venda. Se informar com letras garrafais em sua primeira página que não foi registrado nenhum acidente na rodovia no feriado prolongado, certamente vai sobrar jornal para embrulhar banana. E os lanterneiros também terão jornal de sobra para forrar os carros se a manchete informar que o prefeito está fazendo uma administração maravilhosa. Não é só aqui. É no Brasil e no mundo todo. O que vende é notícia de impacto e, de preferência, ruim. O leitor quer saber o que está acontecendo de anormal, até porque o normal ela já sabe ou não lhe interessa. Isso não tem nada a ver com cultura; é da natureza humana. Em Brejaúba, São Paulo, Nova York ou Londres, o que vende é notícia bombástica, catastrófica ou que, pelo menos, surpreenda. Esta é a regra clara, sem hipocrisia e delírios sociológicos, com exceção para aqueles que fazem jornal para distribuir de graça, o que não faz tanta diferença porque acaba encalhando do mesmo jeito".

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